Translate

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Gincana da Escola Geraldo Melo arrecada brinquedos para presentear crianças carentes

Cerca de 1.500 alunos participaram da competição, que este ano prestou homenagem à criança e ao adolescente 

 

Aluno cumprimenta juradas da gincana
Texto: Ricardo Rodrigues
Fotos: José Demétrio


Fantoche, teatro de bonecos, dança, música, alegria e solidariedade, além de faixas, cartazes e mensagens em defesa das crianças. Tinha vários personagens infantis: da família Chaves às Garotas Superpoderosas, passando por Bob Esponja e a Pantera Cor de Rosa. Todos juntos na festa de encerramento da 4ª Gincana Estudantil da Escola Geraldo Melo, quinta-feira pela manhã, no Conjunto Graciliano Ramos, em Maceió.

Cerca de 1.500 alunos participaram da competição, que começou em agosto e terminou na semana da criança, com apresentações teatrais e musicais no pátio da escola. Pelas ruas do conjunto, pedindo de casa em casa e no comércio local, as 30 equipes da gincana arrecadaram este ano quase três mil brinquedos para presentear as crianças da vizinhança e de escolas da região.

“Na terceira feira passada, quando se apresentaram as equipes do torno da tarde, foram distribuídos mais de 400 brinquedos. Hoje, mais três ou quatro centenas de presentes. Os brinquedos restantes serão distribuídos no sábado, para as crianças carentes da redondeza ”, afirmou a diretora-adjunta Carla Marinho.

“O envolvimento dos alunos foi total. Todas as turmas participaram da gincana, que este este ano prestou homenagem às crianças e aos adolescentes”, acrescentou Carla Marinho, que atuou como mestre de cerimônia da festa. Segundo ela, oito jurados avaliaram as tarefas realizadas pelas equipes e os prêmios são transformados em notas.

Engajamento - “A participação de cada equipe será avaliada, e esse engajamento será transformado em nota”, explicou a diretora Irineide de Araújo Costa. Para ela, além dos temas estudados e das tarefas cumpridas, a gincana serve, também, para aproximar e integrar as turmas. “Os alunos transformaram a escola, que, no passado, teve problemas com a violência, em um ambiente vivo”, acrescentou.

A diretora disse, ainda, que a participação dos alunos da Escola Geraldo Melo vai além dos eventos e recreações. “Quem estuda pela manhã volta à tarde para ajudar aqueles que estão precisando de reforço”, revelou Irineide de Araújo, acrescentando que essa solidariedade existente entre os alunos  vem fazendo a diferença.

“Não imaginava que a gente ia conseguir uma festa dessa. Isso mostra que nosso grupo é unido, e essa união vem melhorando cada vez mais a escola”, afirmou Ruberlânio da Silva, 17 anos, aluno do 3º ano. Fantasiado de Pantera Cor de Rosa, ele arrancou aplausos e risos da plateia ao se apresentar ao som da música que imortalizou a misteriosa personagem.

Alunos - Para Maria Luzia Nascimento, 16 anos, aluna do 2º ano e fantasiada de Cinderela, este ano, a gincana deu uma lição de união e solidariedade. “O brilho nos olhos das crianças que receberam os brinquedos que a gente arrecadou não tem dinheiro que pague”, disse ela, emocionada, com a participação das turmas na competição.

“A gente não ganha nada, mas se diverte muito”, afirmou a aluna do 1ª Ano “B” Raiane  Bernardes, 18 anos, fantasiada de boneca Emília, do Sítio do Pica-pau Amarelo. “Se diverte e aprende muita coisa boa”, acrescentou a amiga Ângela Maria da Silva, 17 anos. Fantasiada de “Sininho”, ela encerrou a entrevista fazendo o seguinte pedido: “Não deixe morrer a criança que existe dentro de você”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário