Translate

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Estudantes de escolas da 13ª CRE participam de aulão preparatório para o ENEM

Iniciativa é uma realização da Educação Estadual em parceria com a Coordenadoria Regional de Educação


Texto: Tayana Moura
Foto: José Demétrio 


Centenas de estudantes do terceiro ano do Ensino Médio de escolas pertencentes à 13ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) lotaram o auditório da Faculdade Integrada Tiradentes (FITS) para participar do aulão preparatório do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A atividade, realizada durante toda esta terça-feira (1º) e que terá continuidade nesta quarta-feira (dia 2), é conduzida por professores da rede estadual e conta com o apoio dos diretores das unidades de ensino envolvidas.
 
Os estudantes inscritos no Enem deste ano tiveram a oportunidade de reforçar o conteúdo nas disciplinas de Língua Portuguesa, Literatura, Redação, Matemática, Geografia, História, Filosofia, Sociologia, Química, Física e ainda receberam dicas de relaxamento com um professor de Educação Física. Aos participantes também foram garantidos camisetas do evento, lanche e transporte, cedido pela Educação Estadual.
 
Para a coordenadora da 13ª CRE, Alexandra Pedrosa, o aulão preparatório, bem como outras ações com foco no Enem, representam um verdadeiro estímulo aos estudantes que têm vontade de ingressar em uma universidade pública.
 
“Desde a primeira experiência, realizada no ano passado, nós sentimos a importância dessa mobilização com os alunos. Há todo um esforço para que eles se insiram no ensino superior e acreditem no próprio potencial”, comenta Alexandra. “É gratificante e prazeroso proporcionar esse momento para eles, que vão encarar uma prova de alto nível”, complementa.
 
Oportunidade -Messias Antônio, professor de Matemática da Escola Estadual Professora Maria das Graças, conta que, a partir dos aulões preparatórios e simulados realizados na unidade em que leciona, os alunos apresentaram uma mudança de atitude em relação ao Enem.
 
“Antes, a maioria sequer se inscrevia no Exame. Atualmente, nós temos um considerável número de aprovados na universidade. Ano passado, por exemplo, saíram 16 novos universitários da Escola Maria das Graças de Sá Teixeira”, relata. “Hoje, nossos alunos se preocupam  e cobram muito mais da gente, o que serve de incentivo para o nosso trabalho”, confessa o professor.
 
Com o sonho de ingressar no curso de História, a estudante Aline da Silva, 20 anos, da Escola Estadual Theonilo Gama, explica que é durante as aulas que extrai o máximo de conhecimento. Ela, que é deficiente e necessita de cadeira de rodas para se deslocar, reconhece que é um grande benefício poder participar de aulas de reforço para o Enem.
 
“Gostaria de poder frequentar um cursinho, mas tenho dificuldade de locomoção. Por isso é tão importante para mim estar aqui, participando desse momento, tirando dúvidas com os professores e focando na prova do Enem”, diz Aline.
 
Próximas ações - No próximo dia 09, no Espaço Cultural da Praça Sinimbu (antiga sede da Reitoria da Universidade Federal de Alagoas), das 19h às 22h, será realizado um aulão para os estudantes do turno noturno das mesmas escolas. Já no dia 21 de outubro, os alunos participam, simultaneamente, de um simulado com questões similares àquelas aplicadas no Exame.

Nenhum comentário:

Postar um comentário