Translate

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

SEE convoca professores para curso de Monitoramento e Avaliação Pedagógica

Terceira etapa da capacitação está marcada para 23 e 24 de setembro, no Centro de Convenções de Maceió 

 

Texto: Ricardo Rodrigues
Foto: Valdir Rocha

Inscrições para formação ainda estão abertas

A terceira etapa do curso de formação em Monitoramento e Avaliação Pedagógica de Alagoas (MAPA) está marcada para os dias 23 e 24 de setembro, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió. Participarão desta etapa de formação as Coordenadorias Regionais de Maceió (1ª, 13ª, 14ª e 15ª), São Miguel dos Campos (2ª), Palmeira dos Índios (3ª), Viçosa (4ª), União dos Palmares (7ª), Poto Calvo (10ª) e Rio Largo (12ª) e técnicos e professores que atuam nos 9º anos em escolas do estado e do município.  As inscrições podem ser feitas até o dia 20 pelo link http://www.abaquarconsultores.com.br/asp/mapa.asp. Mais informações pelos telefones  3315-1270/1274.

A capacitação, promovida pela Superintendência de Políticas Educacionais da Educação Estadual, vem sendo realizada desde o primeiro semestre deste ano e mais de mil professores já foram formados. Segundo Gisele Gama, coordenadora geral do curso, a participação dos professores é de fundamental importância para a formatação do banco de dados com as questões utilizadas pelo MEC e suas avaliações.

“Da implantação desse projeto para cá, já conseguimos colocar no sistema mais de 10 mil itens nos nossos bancos de dados”, destacou Gisele Gama. Segundo ela, esse material pode ser acessado pelas escolas da rede estadual de ensino público cadastradas no MAPA.
“Estamos cadastrando também um professor representante por escola, que terá uma senha e com ela poderá ter acesso às questões do nosso banco de itens para formular um simulado voltado aos alunos que estão se preparando para o Enem”, exemplificou Gisele.

Importância - Para a professora Nilce Mendonça, da Superintendência de Políticas Educacionais da Educação Estadual, esse curso é de fundamental importância para a formação do professor que precisa estar preparado para novos desafios.

Ela também fez questão de deixar claro que essa capacitação terá continuidade, já que a formatação de itens é uma atividade perene.“O objetivo é preparar o maior número possível de professores para ajudá-los a montar um banco de itens com questões similares àquelas aplicadas em avaliações como o Enem, Prova Saeb e Prova Brasil”, acrescentou.
“Nossa intenção é que esse treinamento reflita diretamente no aprendizado dos alunos, alavancando o desempenho deles em provas importantes e melhorando os nossos indicadores educacionais”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário