A reunião ocorreu na sala
da Diretoria de Apoio Pedagógico às Escolas -DIAPE/SUGER/SEE, na
quarta-feira do dia l8 de julho de 2012, das 9 às l3 h. Participaram
23 Técnicos Pedagógicos das Unidades de Apoio Pedagógico das 15
CRE's do Estado de Alagoas, os quais são multiplicadores de
conhecimentos nas escolas da rede pública do Estado. A pauta de
reunião foi composta de itens referentes
aos projetos e programas pedagógicos que compõem as ações da
Gerência de Desenvolvimento das Práticas Pedagógicas bem como as
gerências pertencentes à DIAPE(Gerência de Desenvolvimento das
Práticas Pedagógicas, Gerência de Organização do Currículo e
Gerência de Apoio à Formação Continuada) e setores convidados, a
Diretoria de Apoio à Gestão Escolar e Diretoria de Desenvolvimento
da Gestão das Unidades. Após abertura, houve a socialização das
ações, predominando atitudes na intenção de superar as
dificuldades existentes na comunidade/espaço físico da escola, tais
como: ausência de coordenador de programa, recursos para pagamento
de profissionais em pequenas obras, baixo salário para o monitor.
Apesar das dificuldades, a 7ª CRE socializou o resultado positivo
quando da introdução das disciplinas de dança e arte cênica
como instrumento facilitador do ensino-aprendizagem nas escolas das
regiões, além da 5ª CRE informar que uma professora da região
viajou para apresentar em Brasília a metodologia utilizada na
prática pedagógica no que se refere ao processo de
ensino-aprendizagem, obtendo resultados consideráveis. Na ocasião,
foi apresentado o Professor Edivaldo Brandão, presidente da
comissão de organização do Desfile de l6 de Setembro (Emancipação
Política de Alagoas), cujo tema é “Alagoas: Seus Ritmos e Rimas”,
sugerindo o Estádio Rei Pelé como local para a realização do
desfile de todos as escolas da rede pública do Estado, contando com
alojamento para 400 pessoas, além de providenciar bandeiras,
figurinos históricos e alimentação para estudantes e
professores(as). Os presentes à reunião apoiaram a proposta
logística do desfile de 2012 ser realizado no “Trapichão”, proporcionando maior segurança aos participantes. Ele
informou que haverá uma reunião em todas as CRE's e que as mesmas
serão informadas através de e-mail. A Coordenação do ProJovem
informou que a conclusão da formação do educador(a) será nos dias
22 e 23 de agosto, contando com a parceria da Secretaria de
Agricultura, a qual financia o pagamento dos monitores (Técnicos
Agrícolas e Agrônomos) nesse projeto piloto, prestigiando com isso
os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem. A Gerência de
Organização do Currículo aproveitou a ocasião para parabenizar os
professores(as) participantes das oficinas de Português e
Matemática, visando melhorar o desempenho dos estudantes da 3ª
série no Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM. A execução de
simulados do ENEM está prevista para os sábados letivos. A diretora
da DIAPE sugeriu que as CRE's recorram a parcerias com cursinhos e
pólos das universidades para fortalecer a proposta de simulados do
ENEM tendo em vista o enriquecimento, ainda mais, da proposta. E
também informou que, em dezembro de 2012, haverá a última reunião
da OTP, quando as regionais socializarão suas experiências
pedagógicas. As demais foram agendadas para as seguintes datas: 15
de agosto, 19 de setembro, 17 de outubro e 21 de novembro de 2012. A
Gerente de Apoio à Formação Continuada comunicou que a inscrição
do Curso de Prevenção de Uso de Drogas foi prorrogada para o dia 30
de julho de 2012 e que, além dos professores(as), outras
categorias do estabelecimento de ensino poderão concorrer às vagas.
Informou ainda que um representante do Estado de Sergipe tinha
participado de uma reunião sobre o sucesso da implantação do
Projeto Vale Sonhar, o qual minimizou em 41%
o número de gravidez não desejada nos estudantes do nível médio
de l4 a 19 anos, das escolas públicas do Estado, pretendendo
implantar, em Sergipe, essa experiência bem sucedida. A reunião
foi encerrada com os participantes exercitando o abraço da paz,
transmitindo expressões de uma reunião satisfatória, bem sucedida.
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